Notícia

Lotep visita o Instituto PaliAtivo em João Pessoa

Publicado em 19/08/2025 às 00h00   Atualizado em 30/01/2026 às 21h06

Lotep visita o Instituto PaliAtivo em João Pessoa

A organização sem fins lucrativos promove cuidados paliativos baseados em evidências para todos que enfrentam doenças ameaçadoras à vida

Equipe da Lotep, à direita, e a presidente do Instituto PaliAtivo, à esquerda. Foto: divulgação

João Pessoa, 01 de agosto de 2025 –

A equipe da Loteria do Estado da Paraíba (Lotep) visitou, na sexta-feira (01), o Instituto PaliAtivo, localizado no Centro de João Pessoa (PB). Criada em 2023, a organização sem fins lucrativos promove cuidados paliativos baseados em evidências para todos que enfrentam doenças ameaçadoras à vida. O encontro teve como intuito conhecer a instituição, entender sua história e firmar parceria com a autarquia para fortalecer seu impacto na sociedade.

Fundado em 2023 pela advogada Patrícia Ferreira, o Instituto PaliAtivo foi inspirado pela jornada de cuidados paliativos com sua filha Ísis Maria. Após o diagnóstico, em 2019, de um câncer de alto risco chamado Neuroblastoma, Patrícia iniciou seus estudos na área com o objetivo de trazer conforto e qualidade de vida para Ísis. “É um tratamento para controlar sintomas como dores, enjoos, ansiedade, dentre outros. Eu queria esse cuidado para Isis. E queria ainda aprender, pois temia voltar para casa e não encontrar profissionais que acompanhassem a Isis. Foi assim que me tornei paliativista de coração e formação”, Ferreira escreve no

site da Instituição

.

Em 2021, um novo capítulo começou na vida de Patrícia e sua família: Ísis entrou em remissão. Embora o retorno para casa trouxesse muita alegria, a advogada sentia que algo havia mudado dentro dela. Foi então que, em 2023, esse desejo se tornou realidade e ela fundou uma instituição para apoiar pacientes com doenças ameaçadoras da vida.

Neste último sábado (16), a organização sem fins lucrativos completou dois anos de funcionamento. Assim, o Instituto Paliativo continua com a missão de sensibilizar e educar profissionais de saúde, pacientes e seus familiares sobre os direitos dos pacientes. Além disso, com seu aniversário, a Instituição reafirma a importância dos Cuidados Paliativos como abordagem que se inicia com o diagnóstico, desmistificando que esta modalidade de cuidado seja apenas destinada para o fim de vida. “Era hora de retribuir todo amor recebido em forma de cuidado para outros pacientes e seus familiares”, Patrícia continua narrando no site.

A Lotep apoia diversos projetos que ajudam a transformar vidas. Por meio de visitas técnicas e pesquisas prévias, a equipe de assessoria de  Planejamento, Arrecadação e Cobrança juntamente com a Assessoria de Políticas Públicas da Lotep realiza um trabalho minucioso para apoiar fomentos e instituições sociais. Esse trabalho garante dignidade e suporte integral não só no âmbito da saúde, mas também da cultura, esportes, entre outras áreas de aspectos físicos, emocionais e sociais.

“Nesse espírito de transparência, buscamos mostrar também nosso compromisso em contribuir sempre que possível. Recentemente, ouvi uma frase que me chamou atenção: ‘o lucro da loteria é social’. Achei essa visão lindíssima e, desde então, nossa intenção tem sido incorporá-la cada vez mais à Lotep, seja apoiando ações e projetos específicos, seja promovendo iniciativas por meio de contrapartidas sociais. Tudo isso que estamos levantando de informação tem um propósito claro: orientar decisões sobre como podemos ajudar de forma efetiva”, comenta Ariana Galiza.

Para a Patrícia, a parceria com a Lotep permite o fortalecimento do projeto e a mudança na vida de outras pessoas. Durante a visita, ela explicou que o cuidado paliativo não é sobre desistir, é sobre garantir dignidade, conforto e acolhimento em cada momento da vida, por isso sua equipe sempre está focada nos pequenos detalhes. “A gente busca antes de mais nada conhecer o paciente. A gente quer saber quem é o Felipe que acabou de chegar, quem são os alunos da vida dele, a comida que ele mais gosta muito, o que queremos fazer é saber onde é que ele gosta de estar, quando é que ele gosta. Como é que a gente está vivendo hoje? O que é que eu posso fazer por ele hoje? Então, aqui o lema é, não cuidamos de doenças, nós cuidamos de Deus”, finaliza.

A Lotep reafirma seu compromisso não só com fomentos culturais, esportivos, entre outros, mas também com a saúde estadual. Essa parceria não é só com o PaliAtivo, mas também com todos aqueles que são beneficiados pelo projeto e que visam a transformação social do estado paraibano.

Sobre a LOTEP

A Loteria do Estado da Paraíba (Lotep) é uma autarquia estadual vinculada à Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-PB) e dedicada à gestão, regulamentação e fiscalização de jogos e atividades lotéricas no território paraibano. Operando em conformidade com a regulamentação federal, a Lotep atua diretamente e por meio de parcerias para promover o bem-estar social e apoiar programas em áreas essenciais como assistência social, saúde, esportes, educação, cultura e segurança pública, conforme estipulado pelo Decreto Estadual Nº 41.037/2021 e pela Lei Estadual Nº 12.703/2023.

Fundada em 02 de abril de 1955, a Lotep completa 70 anos em 2025 com a missão fundamental de promover o jogo legal e responsável, zelar pela segurança jurídica de apostadores e operadores lotéricos e garantir que os benefícios gerados sejam amplamente distribuídos, contribuindo para o progresso e a qualidade de vida da população paraibana.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA
Loteria do Estado da Paraíba – LOTEP
WhatsApp

Galeria de fotos